quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Google se diz 'ultrajado' com espionagem da NSA

O Google manifestou indignação com as revelações da quarta-feira (30) de que a NSA (Agência Nacional de Segurança americana) havia grampeado cabos de fibra ótica da companhia situados fora dos EUA, conforme documentos vazados por Edward J. Snowden, ex-funcionário da NSA, e publicados pelo jornal "Washington Post".
"Sempre estivemos preocupados com a possibilidade desse tipo de espionagem, motivo pelo qual continuamos a estender a criptografia entre mais e mais serviços e links do Google", disse David Drummond, chefe de aspectos legais da empresa americana, por meio de um comunicado.
"Não provemos a qualquer governo, incluindo o americano, com acesso a nossos sistemas. Estamos ultrajados com o quão longe o governo [dos EUA] parece ter ido para interceptar dados de nossas redes privadas de fibra [ótica], e isso sublinha a necessidade de reforma urgente", continuou.
Em nota, a NSA não falou diretamente sobre o assunto, mas disse que havia se focado em captura de dados "estrangeiros", segundo o "New York Times". Também disse não ser verdade que estaria coletando "vastas quantidades" de dados de americanos por meio desse método.
Advogado chefe do Google, David Drummond

Segundo os documentos que vieram à tona, a NSA interceptou texto, áudio, vídeo e outras informações provenientes de centenas de milhões de contas de usuários, muitos dos quais eram americanos, por meio do grampo. Além do Google, cabos do Yahoo! teriam sido espionados.
A ferramenta para a exploração dos dados, chamada de Muscular, seria operada em parceira com a agência de espionagem britânica GCHQ.
No mesmo dia das revelações, o Google e o Yahoo! disseram não saber dessa captura de dados.
A revelação aconteceu horas depois de uma delegação da inteligência alemã ter aterrissado em Washington para conversar com a Casa Branca sobre as alegações de grampo do celular de Angela Merkel, chanceler da Alemanha.
Isso vem gerando uma crise diplomática de grande magnitude. O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, disse que, caso seja verdade que a Espanha também foi alvo de espionagem, isso seria "inapropriado e inaceitável entre parceiros."
A ONU disse que recebeu confirmações de que não era espionada pela agência de inteligência americana, diz aBBC.


quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Desafio no Facebook faz usuários trocarem suas fotos por imagem de girafa

A brincadeira é simples, até ingênua. A página The Great Giraffe Challenge (“o grande desafio da girafa”), no Facebook, divulga uma charada, que os seguidores devem responder em mensagens privadas. Se eles acertarem, mantêm suas fotos. Se errarem, devem estampar uma girafa por três dias em sua imagem de perfil. Você pode achar tudo isso uma grande besteira, mas a página criada em 26 de outubro já soma mais de 75 mil “curtir”.

Girafa exibida no perfil original; 'perdedores' podem 
escolher fotos diferentes do mesmo animal

O segredo do sucesso (ou pelo menos parte dele) está no fato de os participantes colarem em seu perfil um texto em inglês justificando a foto com o animal. “Troquei meu perfil para uma [foto de] girafa. Tentei responder uma charada e errei. Tente o grande desafio da girafa.” A mensagem diz ainda que a resposta deve ser enviada de forma privada à pessoa que a postou, criando assim uma corrente.
Por enquanto, há um único desafio disponível na página, criada pelo neozelandês Andrew Strugnell. “Três da manhã, a campainha toca e você acorda. Visitantes inesperados: são seus pais, que chegaram para o café da manhã. Você tem geleia de morango, mel, vinho, pão e queijo. Qual a primeira coisa que abre?”
Se não quiser se arriscar no Facebook, você também pode usar este siteque revela a resposta. Assim, você pode manter sua foto de gente no perfil, sem pagar mico (ou girafa) no Facebook.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

iPhones 5s e 5c podem chegar ao Brasil em novembro, diz site especializado

O site App Advice, especializado em notícias de aplicativos para iOS, obteve a informação por meio de uma operadora de que os novos iPhones (5s e 5c) chegarão às Filipinas no próximo dia 15 de novembro. Dando uma olhada na lista de países que acompanharam o país asiático no lançamento do iPhone 5 no ano passado, eis que lá está o Brasil. Então, é provável (embora muito pouco crível), que os smartphones sejam vendidos em solo nacional  no mesmo dia. A Apple não confirma a data. 
Phil Schiller, vice-presidente de marketing da Apple, 
apresenta o iPhone 5c e o iPhone 5s

Colabora para confirmar o rumor a homologação dos aparelhos pela Anatel(Agência Nacional de Telecomunicações), ocorrida em 25 de setembro. Com isso, os dois modelos de iPhones já têm autorização da agência para serem vendidos no Brasil – ambos serão compatíveis com a rede 4G nacional.
Veja a lista de países que receberam juntos o iPhone 5 em 2012:
Antígua e Barbuda, Bahamas, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Chipre, Equador, Granada, Indonésia, Israel, Jamaica, Jordânia, Kuwait, Panamá, Paraguai, Filipinas, Qatar, África do Sul e Venezuela.”
Mas, para quem se animou com a possibilidade dos novos smartphones desembarcarem no mercado brasileiro no próximo dia 15, cabe uma ressalva. No ano passado, o Brasil ficou apenas na sexta leva de países a receberem o iPhone 5 (junto com as Filipinas), em vez da quarta (conforme o rumor do “App Advice”).
Em suma, estar em um mesmo grupo de países não pode ser levado como um indicativo tão certeiro assim de que vamos pular para a quarta leva de países a receberem os iPhones. Até porque a Apple depende de acordo com operadoras nacionais para começar a venda dos aparelhos.
Mas há esperança (a China, neste ano, pulou para a primeira leva de países, por exemplo). Por enquanto também não há confirmação de preço do iPhone 5s e 5c no Brasil. Porém, você já deve imaginar a faixa de valor: (bem) alta.
http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2013/10/29/iphones-5s-e-5c-podem-chegar-ao-brasil-em-novembro-diz-site-especializado/

domingo, 27 de outubro de 2013

Reflexão sobre a vida real e virtual

 Hoje teremos um vídeo inspirado no livro da psicóloga Sherry Turkle: Alone Togetheronde ela analisa como os nossos dispositivos e personalidades on-line estão redefinindo a conexão humana e a comunicação, e nos convida pensar profundamente sobre os novos tipos de conexão que queremos.

Para refletir:


sábado, 26 de outubro de 2013

MEC vai fiscalizar mídias sociais


Para todos os estudantes que estão fazendo o ENEM: Nada de postar fotos nas redes ou enviar uma mensagem para colega na hora da prova.

Segundo Ministério, candidato que postar foto ou mensagem na internet poderá ser desclassificado. Uma equipe do ministério vai monitorar redes como o Twitter e o Facebook. "No ano passado, identificamos usuários em questão de minutos", disse Mercadante. O Enem será aplicado hoje e domingo a mais de 7,1 milhões de candidatos em 1.161 cidades em todo o País.


No exame de 2012, 65 candidatos foram eliminados por postarem imagens na internet, como cartão de resposta. Segundo Aloísio Mercadante,ministro da Educação, foram identificados inclusive aqueles que usavam pseudônimos.

A segurança é uma das preocupações do Ministério da Educação (MEC). Neste ano, as provas deixaram a gráfica de segurança máxima em malotes com lacre eletrônico e GPS, que permite acompanhar o deslocamento e o horário em que os malotes serão abertos.

O compromisso do MEC, segundo o ministro, é garantir que os candidatos façam a prova em condições iguais, que não haja vazamento de questões ou de respostas. Sobre o monitoramento das redes sociais, Mercadante disse: "Nosso trabalho aqui não é tão eficiente como o do Obama", referindo-se às denúncias de que o governo norte americano tem espionado outros países. "Mas é bom. E é uma razão republicana, de preservar o exame. Não queremos espionar a vida de ninguém. Só queremos que o exame seja feito nas mesmas condições por todos e o sigilo do exame é importante para dar segurança".


Então é só ficar esperto e deixar para postar as fotos da comemoração da aprovação no vestibular. ;)

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Estações de trem de SP ganham Wi-Fi gratuito



Seis estações de trem do Estado de São Paulo ganharão acesso gratuito à internet via sinal Wi-Fi. Palmeiras-Barra Funda, na linha 7, Osasco (8), Pinheiros (9), Santo André e Tamanduateí (ambas na 10) e Tatuapé (11) foram escolhidas, segundo a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), devido à quantidade alta de passageiros.

Curiosamente, enquanto geralmente o usuário precisa se cadastrar para usufriur de internet em locais públicos, a CPTM escolheu fechar seu sinal com senha - é necessário digitar "cptm". A companhia também não divulgou a velocidade, disse apenas que ela suportará a demanda.

E não se trata de uma medida permanente. Em entrevista ao Estadão, Sérgio de Carvalho Junior, gerente de relacionamento da CPTM, explicou que a internet gratuita durará apenas 15 dias, pois faz parte da campanha de cidadania "Gente que move São Paulo".

Entretanto, a campanha servirá como teste de viabilidade para, que sabe futuramente, a CPTM disponibilizar Wi-Fi gratuito de vez. Mas o gerente de relacionamento deixou claro que não haverá expansão neste momento.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Polícia de Votuporanga detém suspeitos por fraude em comércio eletrônico

A polícia de Votuporanga (521 km de São Paulo) deteve três homens suspeitos de criar um esquema de golpe envolvendo números roubados de cartões de crédito e negociações fraudulentas na internet. Eles foram detidos na sexta-feira (18) e responderão na Justiça pelos crimes de falsidade ideológica, estelionato e formação de bando ou quadrilha. Cada um pode pegar até 13 anos de prisão.

Polícia prende suspeitos de fraude em comércio eletrônico em Votuporanga, interior de São Paulo; acharam na casa dos suspeitos smartphones e tablets novos prontos para serem revendidos

Os três homens – dois irmãos e um cunhado – usavam dados roubados de cartões de crédito para comprar eletrônicos via sistemas de pagamento online. Os produtos eram entregues em residências de Votuporanga e depois revendidos pela internet, com anúncios feitos pelo Facebook (eles também tinham um site, que estava desativado).
"Eles criaram uma espécie de empresa. Os produtos comprados de forma fraudulenta entravam no 'estoque' e eram anunciados para venda", explicou delegado Márcio Nobuyoshi Nosse, da Delegacia de Investigações Gerais de Votuporanga. Nosse afirmou que as investigações continuam, para identificar mais pessoas envolvidas e levantar detalhes do funcionamento do esquema.


Cerca de 90% dos eletrônicos adquiridos pela quadrilha eram telefones celulares. De janeiro a julho deste ano, de acordo com as investigações, os suspeitos gastaram ao menos R$ 126 mil usando cartões de créditos de terceiros. O prejuízo não fica necessariamente com os verdadeiros donos dos cartões: quando essas vítimas não reconhecem as compras na fatura, a perda pode ficar com as empresas de pagamento online.
Dois suspeitos foram detidos ao retirarem uma encomenda na agência dos Correios, onde recentemente haviam feito a assinatura de uma caixa postal. O pacote em questão – com um telefone celular – foi adquirido seguindo o padrão da fraude e, por isso, a polícia de Votuporanga fez campana para saber quem buscaria a compra. O endereço desses homens constava em uma lista de 11 residências identificadas durante as investigações.
Na casa dos suspeitos, a polícia encontrou telefones celulares, notebooks e tablets novos. Eles levaram a polícia a um terceiro homem, que estava em casa e também foi detido. Segundo a polícia local, todos admitiram participação no esquema, que teve início em novembro de 2012.  
                                                                            

terça-feira, 22 de outubro de 2013

3G brasileiro não serve para assistir a vídeos, diz estudo


As redes de internet 3G não vão muito bem, principalmente para consumo de vídeo – uma das tarefas que mais requer banda do smartphone. Um estudo da empresa SkyFire, especializada na otimização da transmissão de dados, sugere que mais de 50% dos vídeos assistidos pelo 3G brasileiro "engasgam".

Em 89% dos casos, os vídeos carregados na tecnologia pararam ao menos uma vez para recarregar. E isso tudo considerando que 41% deles rodaram a menos de 300 kbps, uma velocidade considerada muito lenta. Para assistir a clipes em HD, por exemplo, é necessária uma velocidade de cinco a dez vezes superior.

No caso do 2G, os resultados foram ainda piores. 70% de todos os vídeos carregados pela conexão sofreram instabilidades graves e 94% deles travaram ao menos uma vez.

Segundo o estudo, realizado em setembro, o Brasil é o quarto país que mais compra smartphones, mas os problemas de conexão fazem com que os usuários desistam de ver conteúdo audiovisual no celular por causa dos travamentos.

domingo, 20 de outubro de 2013

Acesso a tecnologias da informação pode salvar vidas, diz Cruz Vermelha.

As tecnologias da informação, como a internet e a telefonia celular, se transformaram em uma ferramenta de ajuda às vítimas de desastres naturais, já que o acesso rápido à informação permite uma reação imediata.

É o que revela o relatório apresentado nesta quinta-feira (17) pela Federação Internacional de Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV), que evidencia a profunda desigualdade no acesso a essas tecnologias entre os países ricos e pobres, e seu impacto em situações de catástrofes naturais.

Embora o número de desastres em nível mundial tenha diminuído no ano passado, "o número de afetados nos países pobres sofreu um aumento" comentou a responsável por direitos humanos e diplomacia da FICV, Jouelle Tanguy.
Esta tendência pode estar relacionada ao fato de que a desigualdade no acesso às tecnologias da informação é mais notória nos países mais propensos aos desastres, indicou.
O relatório analisa o papel das redes sociais e dos telefones celulares na hora de salvar vidas, e usa como exemplo o tufão Bopha, que afetou as Filipinas em dezembro do ano passado, afetando 6,3 milhões de pessoas.
"Milhares de pessoas sobreviveram porque 99% da população tinha acesso à telefonia celular e pôde receber mensagens de alerta com antecedência e informações sobre os lugares seguros", revelou o estudo.
O relatório adverte que a utilização cada vez maior das novas tecnologias por parte das organizações humanitárias para obter informação sobre as populações afetadas pelos desastres pode provocar a exclusão daqueles que não têm acesso a elas.


sábado, 19 de outubro de 2013

Banco do Brasil lança caixa eletrônico futurista


 O equipamento, que acaba de sair do laboratório da Divisão de Inovação e Tecnologia de Informação do Banco do Brasil, foi batizado de "Bio 001" por usar o reconhecimento biométrico do rosto, da íris e da voz para identificar cada cliente e autenticar as transações. De acordo com o banco, essa combinação de biometrias em um mesmo terminal é inédita no mundo.


O fascínio por máquinas superinteligentes  motivou a equipe de tecnologia do maior banco brasileiro a criar um terminal de autoatendimento que conversa com o cliente.
A novidade desse novo equipamento é juntar três tipos distintos de análise matemática de dados biológicos. Com a tecnologia, todas as operações poderão ser feitas por comando de voz. A equipe responsável pelo desenvolvimento do terminal, no entanto, acredita que os clientes vão preferir que alguns "dados sensíveis" - como o valor da transação - sejam digitados na tela sensível ao toque em vez de falados.

Durante um ano e meio, o projeto do novo caixa eletrônico envolveu, ao todo, 60 funcionários do banco, de publicitários a engenheiros mecatrônicos, conta Germano Alíbio, gerente daquipe.



O custo do protótipo ficou em R$ 30 mil, dentro da faixa dos valores dos terminais que são usados hoje, cujos valores chegam a R$ 50 mil caso venham com cofre de dinheiro. Entretanto, esse valor baixo só foi possível porque as empresas internacionais, na expectativa de ganhar um novo mercado, cederam as licenças dos softwares, que giram em R$ 500 mil.
O vice-presidente de Tecnologia e Logística do BB, Geraldo Dezena, diz que o novo terminal é muito menos "invasivo" que os disponíveis na praça. Um sensor identifica quando o cliente se aproxima e imediatamente uma câmera faz o reconhecimento facial dele.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Nexus 5 aparece no Google Play

Modelo de 16 GB, equipado com uma tela Full HD de 4,89" e um processador quad-core de 2.3 GHz, foi listado por apenas US$ 349.

De acordo com inúmeros rumores a Google está prestes a lançar seu mais novo smartphone, o Nexus 5. Não que o aparelho seja exatamente um grande segredo, já quefotos para a imprensavídeos e até mesmo um manual de serviço com quase 300 páginasque surgiram na internet ao longo das últimas semanas nos dão uma boa idéia do que esperar.
E parece que nem a própria Google consegue se conter, já que na noite desta quinta-feira o Nexus 5 apareceu brevemente na seção de aparelhos da Google Play norte-americana.Segundo o site Engadget o modelo de 16 GB foi listado por US$ 349, o mesmo preço original do Nexus 4 de 16 GB, o que indica que a Google pretende manter sua estratégia de oferecer um aparelho sofisticado por um preço bastante subsidiado. O erro foi rapidamente corrigido, e a Google Play voltou a mostrar o Nexus 4.
Segundo o manual de serviço o Nexus 5 será baseado em um processador quad-core Qualcomm Snapdragon 800 de 2.3 GHz, acompanhado por 2 GB de RAM e 16 ou 32 GB de memória interna. A tela de 4.95" teria resolução Full HD (1080p), e a câmera traseira seria equipada com um sensor de 8 MP com estabilização óptica de imagem. O aparelho também teria NFC, carregamento sem fios integrado e suporte a redes 4G, algo que estava notavelmente ausente no Nexus 4. O design do aparelho mudou: a traseira em vidro cintilante foi substituída por plástico fosco, com o nome nexus escrito verticalmente.
Não há informações sobre quando a Google irá lançar o Nexus 5, mas considerando que o Nexus 4 completa um ano em 29 de Outubro, o anúncio oficial deve estar próximo.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

PlayStation 4 custará R$ 3.999 no Brasil; nos EUA é US$ 400

Acredite se quiser: o PlayStation 4 vai custar R$ 3.999 no Brasil. O anúncio foi feito pela Sony nesta quinta-feira (17), em comunicado à imprensa e também pelo PS Blog.
O videogame chega ao país dia 29 de novembro, duas semanas após o lançamento nos EUA e mesma data de lançamento na Europa e restante da América Latina.
Nos EUA o PS4 sai por US$ 400, valor inferior em US$ 100 ao do Xbox One, da Microsoft. Curiosamente, no Brasil a situação se inverteu: o PS4 é nada menos que R$ 1.800 mais caro.
E os games?
Os jogos da Sony para o videogame terão preço sugerido de R$ 179, ou seja, R$ 20 mais barato do que havia sido antecipado por engano pela loja online brasileira da Sony, que disponibilizou acidentalmente a versão digital de "Knack" em pré-venda por R$ 199.
O preço dos jogos também é curioso: enquanto lançamentos de PS4 saem por R$ 179, novidades para o PS3 têm preço sugerido de R$ 149 desde junho de 2012. Nos EUA, lançamentos para os dois videogames saem pelo mesmo preço de US$ 60.

http://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2013/10/17/acredite-se-quiser-playstation-4-custara-r-3999-no-brasil.htm

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Internet brasileira fica mais rápida, mas ainda é a 80ª mais lenta

Entre abril e junho, o Brasil apresentou velocidade média de 2,4 Mbps de conexão à internet e ficou em 80º no ranking em que a média global é 3,3 Mbps. Apesar da má colocação, o acesso ficou 15% mais rápido em relação ao mesmo período do ano passado. Na América Latina, a média variou de 3,6 Mbps, no México, a 0,9 Mbps, na Bolívia, único país com taxa inferior a 1 Mbps.


No que diz respeito à média de picos de conexão, o Brasil atingiu 18,7 Mbps, crescimento de 25% em relação a 2012, ficando na 71ª posição no comparativo entre 129 países. Muito distante de Hong Kong, que apresentou o pico mais elevado, com 65,1 Mbps. 
Os números foram divulgados nesta quarta-feira pela empresa de pesquisas Akamai. O estudo considera países que tenham mais de 25 mil endereços de IP conectados à rede da companhia e também segmenta a análise por regiões – Américas, Ásia-Pacífico e EMEA (Europa, Oriente Médio e África). 
“A partir do relatório é possível perceber que metade de todas as conexões que trafegaram em nossa plataforma ocorreram em velocidades superiores a 4 Mbps, o que representa um aumento de 25% desde o primeiro trimestre de 2012", afirma Jonas Silva, diretor de Canais e Programas da Akamai para América Latina.
Banda larga móvel


O relatório verificou que nas Américas apenas cinco países trafegam a uma velocidade superior a 10 Mbps (alta banda larga): EUA (com taxa de adoção de 24%), Canadá (20%), México (1%), Brasil (0,7%) e Argentina (0,4%).


A média de velocidade de conexão dos provedores móveis analisados variou de 9,7 Mbps até 0,5 Mbps, no período. Onze deles mostraram velocidade média na faixa de banda larga (4 Mbps) e outros 62 entregaram conexão média entre 1 e 4 Mbps. No Brasil, a velocidade média foi de 1,3 Mbps.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

MOMENTO DISPLEXO - " DOIS.ZERO "


'Competindo com a tecnologia' - 06/09/2013 Raphael Salimena/UOL

http://tecnologia.uol.com.br/album/2012/05/17/humor.htm#fotoNav=103

Windows Phone 8 ganha atualização com suporte a telas Full-HD e mais

O Windows Phone 8 ganhará, em breve, o Update 3: esta atualização foi anunciada hoje e traz novidades para a multitarefa, modo carro, e mais – além de suporte a telas 1080p para smartphones futuros.
Isto significa que veremos Windows Phones de 5 e 6 polegadas, como o Nokia 1520. As telas maiores terão uma nova fileira de blocos dinâmicos; e os apps embutidos – como E-mail, Fotos, Pessoas e Música + Vídeo – serão “cuidadosamente dimensionados” para aproveitar o espaço maior. Também há suporte ao processador Qualcomm Snapdragon 800 quad-core, para aparelhos ainda mais rápidos.
Os smartphones existentes também ganharam uma lista de novidades – você pode vê-las em ação aqui. Uma delas é o modo carro: ele envia respostas automáticas para chamadas e SMS quando você estiver dirigindo, e limita notificações na tela de bloqueio.
A multitarefa também recebeu uma atualização pequena, mas muito bem-vinda: agora você pode simplesmente tocar no botão X para fechar um app em segundo plano.
Também há sinais de integração com o Windows 8.1: pareie seu Windows Phone com o PC via Bluetooth, escolha a rede, e você pode usar o 3G/4G do celular no computador. Não precisa inserir senha, nem ligar o compartilhamento de internet – tudo é feito de forma automática.
E algumas novidades enfim aproximam o Windows Phone da concorrência, incluindo:
  • configurar um som diferente para cada contato, e escolher um ringtone para cada item, como e-mail, mensagem instantânea, lembrete e outros;
  • bloquear a rotação da tela nas configurações;
  • conectar-se ao Wi-Fi durante a configuração inicial do celular, para não gastar o plano de dados;
  • apps de acessibilidade que permitem a cegos ou surdos usar o Windows Phone.
Na maior parte, a atualização é incremental, porém traz novidades que tornam a experiência do Windows Phone muito mais conveniente. O Update 3 chegará aos dispositivos “daqui a algumas semanas, sendo distribuído durante os próximos meses”, diz a Microsoft.
O Windows Phone 8.1, que deve incluir uma central de notificações e suporte a tablets de até 10 polegadas, provavelmente será lançado no início de 2014. [Windows Phone Blog]

http://gizmodo.uol.com.br/windows-phone-8-update-3/

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Oferta de celular 4G no Brasil cresce, mas rede e preço são desafios

Número de aparelhos compatíveis com 4G subiu de 11 em abril para 31.
Internet móvel de 4ª geração ainda tem poucos usuários no país.


A oferta de modelos de smartphones com internet móvel de quarta geração (4G) mais que dobrou nos últimos seis meses no país, mas o preço alto e rede ainda limitada permanecem como desafios para ampliar a base de usuários dessa tecnologia.
Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de modelos 4G homologados pela agência passou de 11, em abril, quando foi iniciada a oferta no país, para 31 no início de outubro.

Do total de aparelhos homologados, oito são da Samsung Electronics, dois da Motorola, cinco da Nokia, seis da LG, quatro da BlackBerry e quatro da Sony Mobile. A Apple, que até então não tinha iPhones adaptados à frequência de 2,5 gigahertz (GHz) adotada no Brasil, teve dois modelos homologados.
 Somente as operadoras Claro e Vivo pretendem lançar até o fim do ano mais 14 modelos de smartphones com a tecnologia 4G, informaram as operadoras à Reuters.

Em abril, a Claro tinha quatro smartphones 4G em seu portfolio, número que hoje está em 17. Até o fim do ano, mais sete modelos devem ser lançados, informou a empresa.
Já a Vivo comercializa 12 modelos de smartphones com conexão 4G, e também pretende lançar nos próximos meses sete novos modelos.

Apesar do aumento da oferta, o número de usuários do 4G continua baixo na comparação com o total de usuários de Internet móvel no país. Segundo dados da Anatel de agosto, a banda larga móvel totalizava 85,31 milhões de acessos, dos quais apenas 398,62 mil vinham de terminais 4G.
Um dos principais desafios para a ampliação da base de clientes ainda é o elevado preço dos smartphones adaptados à tecnologia, disse o analista de mercado do IDC, Leonardo Munin, ressalvando que o cenário está mudando gradualmente.

"Os produtos que têm essa disponibilidade são caros, mas a diminuição do preço está começando a acontecer", disse Munin, lembrando que há seis meses não havia aparelhos 4G disponíveis no mercado por 1 mil reais, como é o caso hoje do Nokia Lumia M.

Os preços variam dependendo do plano do cliente, mas no pré-pago da Claro, por exemplo, celulares 4G como o Moto X chegam a custar R$ 2,399 mil. Entre os celulares inteligentes com tecnologia 3G, a oferta de smartphones mais baratos é maior, com modelos disponíveis por R$ 600, como o Samsung Galaxy Trend. A Vivo não informou o preço de seus smartphones 4G. Procuradas, TIM e Oi não se pronunciaram.


"Assim como ocorreu com outras tecnologias, a massificação do serviço tende a reduzir os níveis de preço, sem que seja possível estipular prazos", disse a Vivo em comunicado enviado à Reuters

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/10/oferta-de-celular-4g-no-brasil-cresce-mas-rede-e-preco-sao-desafios.html

domingo, 13 de outubro de 2013

Brasil tem a 55ª banda larga mais barata do mundo; país perde para Uruguai

A banda larga no Brasil é a 55ª mais barata do mundo, conforme um levantamento realizado pela UIT (União Internacional de Telecomunicações), que analisou 169 países. O estudo foi divulgado nesta segunda-feira (7) em Brasília. Essa colocação deixa o Brasil atrás de países como Trinidad e Tobago (21ª), Uruguai (37ª) e Venezuela  (39ª).
O Brasil manteve a mesma posição do ranking do ano passado. De acordo com a UIT, o brasileiro gasta 2% da renda mensal com serviços de internet banda larga (GNI*, sigla para "gross national income per capita"  ou "rendimento nacional bruto per capita"). O preço médio no país é US$ 17,8 (cerca de R$ 39,27).
Em relação ao custo de internet e telefonia móveis, a posição brasileira é ainda pior: 117ª. De 2011 para 2012, o Brasil ganhou apenas uma posição nesta escala. De acordo com o UIT, o preço dos serviços móveis no Brasil é, em média de US$ 60,20.
Segundo o estudo, o brasileiro compromete 6,7% de seus ganhos com estes serviços. Na telefonia fixa, a colocação nacional é 112ª, com investimento de 3,3% da renda. O brasileiro gasta, por mês, US$ 24,83 com telefonia fixa.
Os três países com o preço de banda larga fixa mais acessíveis são Macau, Kuwait e Estados Unidos. Os países nos quais o acesso à internet são mais caros são Cuba, Ilhas Salomão e Afeganistão. Em Cuba, uma assinatura de internet banda larga custa US$ 1.760 (cerca de R$ 3.880). 
Internet móvel
PosiçãoPaísGNI*
Macau 0,2%
Kuwait0,4%
EUA0,4%
Suíça0,6%
Luxemburgo0,6%
Andorra0,6%
Reino Unido0,7%
Japão0,7%
Noruega0,7%
10ªHong Kong0,7%
37ªUruguai1,5%
39ªVenezuela1,5%
55ªBrasil2%
  • Fonte: UIT União Internacional de Telecomunicações 
Em relação ao custo de internet e telefonia móveis, a posição brasileira é ainda pior: 117ª. De 2011 para 2012, o Brasil ganhou apenas uma posição nesta escala.
Ainda de acordo com o estudo, o brasileiro compromete 6,7% de seus ganhos com estes serviços. Na telefonia fixa, a colocação nacional é 112ª, com investimento de 3,3% da renda.
De acordo com o relatório, há desigualdade nos valores cobrados pela banda larga móvel no mundo: os preços do serviço são "muito acessíveis" nos países desenvolvidos, enquanto nos países em desenvolvimento são "muito menos acessíveis". Além disso, os preços de planos pré-pagos móveis são os mais caros se comparados com outros tipos de planos, tanto em países desenvolvidos ou em desenvolvimento.
Posição geral
Os três índices juntos colocam o Brasil na posição número 93 do ranking de preços de acesso à TICs (tecnologias da informação). Para calcular o custo da banda larga, a UIT levou em conta o preço na inscrição mensal no serviço. Para chegar ao preço do telefone fixo, foi considerado o preço de inscrição mais 30 chamadas locais de três minutos cada. Já para o valor da telefonia fixa, foi calculado o preço de inscrição, 30 chamadas locais e 100 SMS.
De acordo com Bruno Ramos, diretor regional da UIT para as Américas, ainda há uma exclusão digital muito grande. "Na maioria dos países menos conectados, não existe preço de banda larga acessível e a maioria das pessoas acabam desconectadas", afirmou. 

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Novas tecnologias podem estimular crianças a iniciação à leitura




Na Era digital que vivemos hoje a maneira de prover-se de informação tem se transformado gradualmente. Com os diversos aparatos tecnológicos, a relação das crianças com a leitura tornou-se bem diferente da maneira como nós, nossos pais ou avós nos relacionávamos com os textos. Apesar de os livros serem primordiais para a educação, a adaptação com os novos meios e suportes que estão surgindo faz-se extremamente necessária, desde que estes sejam sabiamente utilizados.
As diversas possibilidades que esses meios oferecem, principalmente pelas diferentes linguagens, podem ser uma peça chave para despertar nas crianças o gosto pela leitura. No processo de alfabetização, todos os tipos de linguagem podem chamar a atenção da criança, seja uma propaganda ou um letreiro, o papel da escola e dos pais nesta etapa torna-se fundamental, pois com a quantidade de informação que ela recebe, principalmente na internet, o importante é que ela saiba separar o conteúdo útil do descartável, aprendendo a interpretar o que lhe é transmitido.
A escola pode também utilizar-se das novas tecnologias para apresentar aos alunos o vasto universo de assuntos, seja em forma de texto, vídeo ou foto, para que eles possam desenvolver atividades que venham a despertar neles a importância da leitura para compreensão do mundo que os rodeia.
A forma como as crianças consomem cultura hoje em dia, passando de um e-book (livro online), para uma tirinha, de um filme para um jogo online, pode ser bem aproveitada, desde que ela aprenda a selecionar esse conteúdo. A tecnologia pode ser uma aliada no processo de aprendizado, como um texto que corrigido no computador, por exemplo, pode ser revisado e reescrito diversas vezes, ou como atividades de pesquisas sobre diversos assuntos na internet podem auxiliar e complementar o conteúdo em sala de aula.
O gosto pela leitura nas crianças pode começar na leitura de uma história para dormir, no acompanhamento de um livro ilustrado em sala de aula ou após ler uma resenha de um filme na internet. A tecnologia nesse caso é apenas um suporte, o importante é que o conteúdo seja de qualidade.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Samsung revela o Galaxy Round, primeiro smartphone com tela curva

Aparelho será lançado na Coreia do Sul por cerca de US$ 1 mil.Round tem display de 5,7 polegadas, mesmo tamanho da tela do Note 3.


Imagem do Galaxy Round, da Samsung, o primeiro smartphone com tela curva (Foto: Divulgação/Samsung Tomorrow)

A Samsung revelou nesta quarta-feira (9) o Galaxy Round, o primeiro smartphone com tela curva. O aparelho tem um display Super AMOLED de 5,7 polegadas, mesmo tamanho do "phablet" Galaxy Note 3, e será lançado na Coreia do Sul na quinta-feira (10) por cerca de 1,1 milhão de won, o equivalente a US$ 1 mil. Não foi informado se o Round chegará ao resto do mundo.


De acordo com a fabricante sul-coreana, o design côncavo do Round oferece um suporte melhor nas mãos e recursos como o Roll Effect, que possibilita ao usuário ver o relógio ou notificações com a tela bloqueada apenas inclinando o aparelho. O Bounce UX, por sua vez, controla a reprodução de músicas com toques nas laterais da tela.


A fabricante sul-coreana não detalhou as especificações técnicas do Round, mas, segundo o Wall Street Journal, elas acompanham as do Note 3, smartphone com características de tablet lançado no Brasil no sábado (5). Apesar das mesmas dimensões de tela, o Round pesa menos que o "phablet" – 154 gramas contra 168 gramas.


A parte traseira do Round também segue o design do Note 3, com um revestimento parecido com couro.


http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/10/samsung-revela-o-galaxy-round-primeiro-smartphone-com-tela-curva.html

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Oferta de ações do Twitter na Bolsa pode movimentar até US$ 1 bilhão


Abertura de capital do Twitter revela fundadores milionários e Brasil como prioridade.


O Twitter anunciou nesta quarta-feira (3) que entrou com um pedido para abrir capital na Bolsa de Valores dos Estados Unidos. A operação pode chegar a US$ 1 bilhão, segundo informou a empresa.
A receita do Twitter foi de US$ 316,9 milhões em 2012, enquanto o prejuízo foi de US$ 79,4 milhões. No final de junho de 2013, a empresa tinha cerca de 2 mil funcionários.
O IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês) do Twitter era o mais aguardado pelo mercado no setor de tecnologia desde que o Facebook abriu capital em 2012.
O Twitter se tornou nos últimos anos uma das redes sociais mais influentes e de crescimento mais rápido do planeta.
No mês passado, o Twitter anunciou sua disposição de aprofundar seu setor de publicidade para smartphones com a compra da startup MoPub.