sábado, 26 de outubro de 2013

MEC vai fiscalizar mídias sociais


Para todos os estudantes que estão fazendo o ENEM: Nada de postar fotos nas redes ou enviar uma mensagem para colega na hora da prova.

Segundo Ministério, candidato que postar foto ou mensagem na internet poderá ser desclassificado. Uma equipe do ministério vai monitorar redes como o Twitter e o Facebook. "No ano passado, identificamos usuários em questão de minutos", disse Mercadante. O Enem será aplicado hoje e domingo a mais de 7,1 milhões de candidatos em 1.161 cidades em todo o País.


No exame de 2012, 65 candidatos foram eliminados por postarem imagens na internet, como cartão de resposta. Segundo Aloísio Mercadante,ministro da Educação, foram identificados inclusive aqueles que usavam pseudônimos.

A segurança é uma das preocupações do Ministério da Educação (MEC). Neste ano, as provas deixaram a gráfica de segurança máxima em malotes com lacre eletrônico e GPS, que permite acompanhar o deslocamento e o horário em que os malotes serão abertos.

O compromisso do MEC, segundo o ministro, é garantir que os candidatos façam a prova em condições iguais, que não haja vazamento de questões ou de respostas. Sobre o monitoramento das redes sociais, Mercadante disse: "Nosso trabalho aqui não é tão eficiente como o do Obama", referindo-se às denúncias de que o governo norte americano tem espionado outros países. "Mas é bom. E é uma razão republicana, de preservar o exame. Não queremos espionar a vida de ninguém. Só queremos que o exame seja feito nas mesmas condições por todos e o sigilo do exame é importante para dar segurança".


Então é só ficar esperto e deixar para postar as fotos da comemoração da aprovação no vestibular. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário